início do conteúdo

INFORMAÇÕES SOBRE O SORTEIO

 

  • O processo seletivo para ingresso, exclusivamente, em 2021/1 será realizado por meio de sorteio eletrônico.
  • Serão atendidos todos os critérios estabelecidos pela Resolução nº 035, de 25 de junho de 2018, e na legislação vigente, no tocante à política de ações afirmativas de inclusão socioeconômica, étnico-racial e para pessoas com deficiência.
  • A Diretoria de Políticas de Ingresso publicará edital com normas e critérios do certame, estabelecendo o quantitativo de vagas de cada modalidade de cotas e ampla concorrência e o candidato fará sua inscrição na modalidade que se enquadrar.
  • Após o período de inscrições, será publicizada uma listagem em ordem alfabética de inscrições deferidas constando a modalidade de cotas e/ou ampla concorrência na qual o candidato efetivou sua inscrição. Essa listagem conterá uma coluna chamada “número para sorteio”, que será um número sequencial atribuído a cada candidato, independente da opção de Campus e/ou curso, conforme o número total de inscrições deferidas. Na listagem também constará, além do protocolo de inscrição, nome do candidato, curso, campus e situação da inscrição.
  • Os números sequenciais atribuídos a cada candidato, serão sorteados aleatoriamente, independentemente do número de vagas disponíveis. Para isso será utilizado um sistema eletrônico que fará o sorteio dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.
  • A partir deste sorteio aleatório, o resultado será processado eletronicamente pelo sistema, utilizando o número da classificação do candidato no sorteio, para definição da posição no seletivo. Cabe ressaltar que esse processamento eletrônico é o mesmo utilizado nos processos seletivos de provas, que utiliza o número de acertos do candidato, e, agora com o sorteio, o número de acertos em uma prova, será substituído pela posição que candidato foi sorteado.
  • Considerando a prerrogativa do regulamento institucional, que na modalidade de ampla concorrência concorrem todos os candidatos inscritos, independente da opção de reserva de vagas, o sorteio não restringirá a classificação apenas do número de vagas ofertadas. Dessa forma, o candidato inscrito e sorteado na modalidade de cota, caso sua posição no sorteio, seja suficiente para se enquadrar dentro do número de vagas disponibilizada na ampla concorrência, ele passará a configurar na ampla concorrência, oportunizando o próximo candidato cotista ocupar a vaga na modalidade de cota.
  • Após o processamento do resultado, serão geradas as listagens de candidatos convocados para matrícula e classificados, conforme inscrição realizada (curso, campus, ampla concorrência e/ou modalidade de cotas) a ser publicada no site selecao.ifmt.edu.br, para efetivação das matrículas. As matrículas dos convocados serão efetivadas conforme o número de vagas e, caso algum candidato não faça a matrícula, será convocado o próximo classificado.

Publicado em: 06/11/2020 - 11h16

Marcadores: sorteio

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT